Ok, está visitando Lisboa e tem mesmo de conhecer a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Castelo de São Jorge, só para citar três dos monumentos mais visitados da cidade. Mas e que tal, se sobrar um tempinho na agenda, conhecer alguns lugares não tão óbvios e se surpreender?
Desde banheiros públicos (isso mesmo, um banheiro público diferente), até uma igreja incendiada e um Palácio da bebida lisboeta, a Ginja? Há muitas surpresas te esperando em Lisboa e eu apresento cinco das que não pode perder quando conhecer a capital de Portugal.
Igreja de São Domingos
Construída em 1241, mas danificada nos terremotos de 1531 e 1755 a igreja está mesmo ao lado do Rossio, na rua Don Antão de Almada. O fato que surpreende é que a construção, em estilos maneirista e barroco, sofreu um grande incêndio no ano de 1959 e ficou por várias décadas fechada.
Em 1994, com o teto recuperado e as paredes parcialmente pintadas, a igreja foi reaberta com as marcas do incêndio bem visíveis. Na verdade foi proposital deixar as marcas do fogo para que o fato ficasse presente na memória dos lisboetas e dos visitantes que se sentem impactados com tamanha beleza.
Reservatório da Patriarcal
Talvez já tenha ouvido falar que há muitas galerias subterrâneas em Lisboa. Desde as romanas, que serão abertas ao público diariamente a partir de 2020, até às dos aquedutos tal como esta, localizada por baixo do jardim do Príncipe Real.
Construído entre 1860 e 1864 para servir a rede de distribuição de água da cidade de Lisboa, tem um reservatório protegido por 31 pilares e um teto abobadado. Está desativado desde os anos 40 e pode ser visitado através do Museu da Água. Um lugar impressionante, que vale muito a visita!
Igreja de São Roque
Muita gente passa por ela, mas perde a grande oportunidade de a conhecer. Ela está localizada ao lado do ascensor da Glória e junto ao Miradouro de São Pedro de Alcantâra e junto ao Bairro Alto. Pena de quem não a visita, pois a belíssima Igreja de São Roque está no top das atracções do guia Lonely Planet – que elogia o seu “dazzling interior” – e é um ponto de parada obrigatório para crentes e não crentes.
Coloque no seu roteiro e se surpreenda com um dos templos mais ricamente decorados da cidade. Se gosta de relicários há, ainda, uma bela coleção de pedaços de santos. E o museu é uma visita obrigatória para quem gosta de arte sacra.
Banheiro Público
Quem diria que um banheiro público seria motivo de visita numa cidade com tantas atrações, não é mesmo? Mas é! Há pouco mais de um ano os leitores do jornal britânico The Guardian elegeram o banheiro no Terreiro do Paço como um dos lugares para não se perder em Lisboa.
Este banheiro é diferente, parecendo até mesmo uma instalação de arte, como disse uma das leitoras do The Guardian que visitou o local. O diferencial do lugar está nas cores do papel higiênico e no tom em preto das paredes. Por 0,50€ você escolhe até a cor do papel.
Praça do Comércio, 84, Ala Nascente
LX Factory
E que tal visitar um antigo conjunto de fábricas, que ficou abandonado até o ano de 2008 e hoje abriga mais de 50 lojas, restaurantes e escritórios de criatividade?
É justamente isso o que pode fazer visitando este espaço localizado na zona de Alcântara, pertinho da Ponte 25 de Abril. Pode-se passar um dia ali, há opções para todos os gostos e bolsos e, além de gastronomia diferenciada, há muitas peças de artesanato e alternativas. Ahh isso sem esquecer de uma livraria espetacular, Ler Devagar, onde os livros estão no meio das antigas máquinas que outrora ali funcionaram.
E então, que tal colocar no seu roteiro esses lugares diferentes e que a gente indica para você conhecer em Lisboa?