Uma casa espetacular escondida na baixa de Lisboa

Uma casa que passa desapercebida na Rua das Portas de Santo Antão e que muita gente nem sequer sabe que se pode visitar e de graça. Trata-se de uma das grandes surpresas da zona da baixa de Lisboa e que quase nenhum turista sabe que existe. A tal casa é o antigo Palácio de Alverca, construído no século XVII, também conhecida como Casa do Alentejo.

Escadaria principal de acesso

O palacete pertenceu à família Paes de Amaral, os viscondes de Alverca, cujo brasão é ainda visível na fachada da janela principal. Já foi cassino, o Majestic Club, um dos primeiros da cidade, no ano de 1919. Anos depois, em 1932, se transformou no que é até hoje: a sede da Associação Regionalista Alentejana ou simplesmente Casa do Alentejo.

O pátio interno, em estilo árabe

O pátio central, com influências neo-árabes, nos surpreende logo na entrada. Parece até que estamos mesmo em algum lugar de origem árabe e nos remete a outros costumes e culturas. Logo que subimos as escadas, nos deparamos não com um, mas dois salões de estilo Luís XI e XIV, bastante luxuosos e imponentes, inclusive com um palco comum que separa os salões e permite audiências separadas.

Detalhe de um dos imponentes salões

Há ainda dois salões ocupados por um restaurante no segundo andar, lindamente decorados com enormes painéis de azulejos do início do século. Se não for para comer, já vale ficar na porta para apreciar tanta arte. O revestimento das paredes foi feito pelo artista azulejista Jorge Colaço com pinturas de Domingos Costa, Benvindo Ceia e José Bazalisa.

Um dos painéis do restaurante

Voltando ao piso inferior, há a um bar no que se pode chamar de pátio interno, com pinturas nas paredes que mostram a vida no Alentejo. Lá se comem refeições rápidas e se apreciam os famosos vinhos alentejanos e não só.

Um belo vitral na escada

Um belo lugar que você pode conhecer quando visitar a capital portuguesa. Mas se quiser um «tempero» na sua visita e ainda conhecer outros lugares na zona central de Lisboa, nós do Portugal Afora te levamos no nosso roteiro Giro Por Lisboa.

Role para cima