A UNESCO é a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas e foi criada em 1972, tendo como seu principal objetivo proteger os patrimônios cultural, natural e imemorial para que a história não se perca! Todos os países tem edificações, localidades, monumentos e cultura com o selo de Patrimônio Mundial da UNESCO.
E Portugal não é diferente. Por ser um país com tanta história, tantos monumentos, palácios, castelos e cultura diferenciada, claro que o país tem lugares que carregam esta distinção. E são quinze os destacados e protegidos como patrimônio mundial. Quer saber quais são? Dá uma olhada!
Convento de Cristo – Tomar
O belo e imponente convento, construído ao longo de vários séculos, tem influência romântica e templária, com estilos góticos e manuelinos, barroco, renascimento e maneirismo. Toda essa mistura se deve ao tempo de construção (centenas de anos) e as influências da época. Entre os destaques estão a famosa charola romântica da igreja, com 16 faces. Leia mais aqui.
Centro Histórico de Guimarães – Guimarães
Por ter importância histórica inquestionável – afinal Portugal nasceu ali -, o centro histórico desta bela cidade nortenha é um bom exemplo de cuidado e preservação histórica. Visitar essa bela região nos faz voltar muitos séculos ao passado. O destaque aqui, além das belas casas e ruelas apertadas, é a muralha onde a história afirma que ali nasceu Portugal. Leia mais aqui.
Universidade de Coimbra – Coimbra
Uma das universidades mais antigas da Europa, fundada em 1290 por D. Dinis, tem edificações com valor incalculável, pelo peso da sua história entre estas paredes. Foi por muito tempo a única universidade do país e tem uma das bibliotecas mais belas e famosas do mundo, a biblioteca Joanina.
Mosteiro da Batalha – Batalha
Um belo exemplo da arquitetura medieval portuguesa, o Mosteiro da Batalha, com forte influência dos estilos gótico e manuelino, foi construído como memorial da batalha da Aljubarrota. Imponente e grandioso, o mosteiro tem como destaques o claustro real e as capelas imperfeitas alé, da bela sala do capítulo com belos vitrais com séculos de história. Leia mais aqui.
Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas – Elvas
Localizada na fronteira com a Espanha, a cidade de Elvas conta com este belo forte e edificações para proteger o país de possíveis invasões espanholas. No interior, que você pode visitar, há um belo centro histórico, igrejas, mosteiros e edificações militares. É o maior e mais bem conservado sistema de muralhas e fossos secos do mundo. Leia mais aqui.
Centro Histórico de Évora – Évora
A bela cidade alentejana teve e têm muita importância na história portuguesa. Em Évora encontramos o mais bem conservado vestígio da presença romana em Portugal, o Templo de Diana, erguido no centro da cidade no século I. Além disso a cidade conta com a Capela dos Ossos e a cidade chegou a ser residência real por muitos anos. Em 1556 foi criada a Universidade de Évora, o que tornou a cidade ainda mais importante.
Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos – Lisboa
Duas obras primas da arquitetura portuguesa, construídas no século XVI, durante o reinado de D. Manuel. A Torre de Belém, estrategicamente posicionada no estuário do Tejo, foi construída com a função de defesa, mas seu peso histórico é marcado pela saída das naus dos descobrimentos. Já o Mosteiro dos Jerônimos é uma obra impressionante e conta com uma bela igreja, os claustros, um belo jardim, o refeitório dos frades e a sala da livraria. Leia mais aqui.
Floresta Laurissilva da Madeira – Ilha da Madeira
Têm esse nome por causa do tipo de árvore dominante na região, a família das lauráceas. Ocupa quase 20% do território total da ilha – quase 15 mil hectares – e é a maior e mais preservada floresta deste tipo das ilhas atlânticas.
Alto Douro Vinhateiro – Região Nordeste do Porto
Esta é a região vitícola regulamentada mais antiga do mundo e tem cenários naturais de uma beleza impressionante. Criado pelo homem há séculos, para adaptar as necessidades agrícolas às montanhas e seu terreno íngreme, é uma das zonas de produção agrícola mais importantes do país.
Centro Histórico do Porto – Porto
A segunda maior cidade do país cresceu sempre fiel às suas origens e seu belo centro histórico é a prova disso. Com bela arquitetura, com cores e formas diferentes, a bela cidade do norte foi erguida sobre colinas. Entre os lugares que mais chamam a atenção estão a Torre dos Clérigos, a Ribeira, a Sé e a Estação de Trem de São Bento. Leia mais aqui e aqui.
Sítios Pré Históricos de Arte Rupreste do Vale do Côa e Siega Verde – Norte de Portugal
A maioria das gravuras tem mais de 10 mil anos, datadas do período Paleolítico Superior. São consideradas as obras de arte rupestre mais importantes e bem conservadas da Península Ibérica.
Paisagem Cultural de Sintra – Sintra
Sintra, pertinho de Lisboa, foi um dos primeiros lugares da Europa onde apareceu a arquitetura romântica. A vila de Sintra carrega a “aura” de lugar misterioso e romântico, muito pelas suas serras e pela arquitetura. Mas foi no século XIX, quando D. Fernando II decidiu recuperar um antigo mosteiro abandonado e criar o imponente Palácio da Pena, que a fama de lugar romântico se instalou. Uma mistura de estilos gótico, egípcio, renascentista e islâmicos fez do palácio uma marca registrada da vila, conhecida como um dos lugares mais românticos de toda a Europa. Leia mais aqui.
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – Açores
Mais um belo exemplo de cenário criado pelo homem, as vinhas da Ilha do Pico são conhecidas pela qualidade do vinho produzido em solo rochoso e vulcânico. As vinhas foram plantadas em pequenos cubículos separados por pedras negras de origem vulcânica e que formam uma paisagem inigualável.
Mosteiro da Alcobaça – Alcobaça
A maior igreja católica de Portugal, com mais de 40 mil metros de área construída e uma fachada de mais de 250 metros de cumprimento. Erguido no século XII, por ordem de D. Afonso Henriques, o imponente mosteiro tem influências medievais e góticas, e foi umas das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português.
Centro Histórico de Angra do Heroísmo – Açores
Um ponto de parada para quem se deslocava para Os Estados Unidos, a ilha tem muitas influências de povos que por lá passaram, sejam culturais e arquitetônicas. Entre os destaques estão a azulejaria, porcelana, escultura, talhas e mobiliário. Entre os destaques estão a Sé, as fortalezas de São Sebastião e São Filipe e e Igreja da Misericórdia.
Se quiser visitar alguns destes lugares o Portugal Afora te leva lá. Muitos deles estão nos nossos roteiros. Agende seu passeio.