Lamego, a cidade que foi capital e tem um santuário espetacular!

Que tal alargar os horizontes e visitar uma cidade portuguesa tão antiga, que data dos tempo romanos? E que está localizada bem no interior do país? Pois se a resposta for sim, tal cidade é Lamego, no norte do país, pertinho do Rio Douro. Ela acabou sendo reconquistada do domínio mouro no ano de 1057 por Fernando Magno de Leão.

Quando o atual sistema de distritos foi instituído, em 1835, Lamego foi inicialmente prevista como sede de distrito mas nesse mesmo ano a sede foi deslocada para Viseu, por causa da sua localização mais central. Mas enquanto Lamego foi sede, ocorreram fatos importantes para a história de Portugal como as lendárias Cortes de Lamego, onde foi feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram as “Regras de Sucessão ao Trono”.

A bela cidade nortenha é a sede da diocese da região (a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito), e no concelho são vários os monumentos religiosos, como a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o espetacular e grandioso Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, que dá também o nome a Romaria anual cujo dia principal é o 08 de setembro, que é também o feriado municipal.

O santuário levou muito tempo para ser construído: a igreja foi erguida no ano de 1568 em substituição ao antigo templo de 1361 que ruiu. O exterior e seus 686 degraus dispostos em nove lances (e que levam a praça central de Lamego) levou mais de 150 anos para ficar pronto, começando em 1750 e sendo concluído somente em 1905. A riqueza de detalhes é tanta que num dos lances há 18 estátuas gigantes em pedra dos antigos reis de Israel, que pertecem à linhagem da Virgem. Em outro dos lances, na base das escadas, há uma bela alusão às quatro estações do ano.

Vale conhecer a bela e pacata cidade do Lamego, ex sede do distrito e que está encravada na região do Douro. A cidade fica a 347 km da capital Lisboa e a pouco mais de 130 km da cidade do Porto. Não importa de onde saia, o que importa é que visite a bela cidade do Lamego e se aventure pelos 686 degraus do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, uma obra tão grandiosa quanto as montanhas onde foi erguida.

Role para cima