CINCO lugares incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes

O cinema nos permite viajar por lugares incríveis. Muitas vezes são tão bonitos que a gente nem acredita. Mas em muitos filmes eles existem: a natureza serve de guia para os profissionais do cinema se inspirarem ou até mesmo rodarem nos próprios cenários naturais suas obras.

E Portugal tem lugares belíssimos que parece mesmo que a gente está assistindo um filme. Difícil foi escolher, mas abaixo listo CINCO dos lugares que eu acho que são de cinema aqui em Portugal e que você tem que conhecer.

1. Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é uma aldeia espetacular no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. A vila pescatória fica acima das montanhas e abaixo, no fim do paredão, há uma piscina natural e uma pequena praia. Mas tem mais, pois além do pitoresco da paisagem natural, Azenhas do Mar tem muitas edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, com azulejos nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor. E vale uma visita e nós do Portugal Afora te levamos para conhecer essa maravilha que parece cenário de filme, onde moram, atualmente, pouco mais de 800 pessoas.

A bela vila de Azenhas do Mar

2. Palácio da Pena

O Palácio da Pena é tão grandioso que nós conseguimos o ver de alguma colina em Lisboa. Ele está construído sobre uma rocha escarpada, que é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra (acima do palácio só se encontra a Cruz Alta, a 528 metros de altitude). O Palácio localiza-se na zona oriental do Parque da Pena, que é necessário percorrer para se chegar à íngreme rampa que o Barão de Eschwege construiu para se aceder à edificação acastelada. Colorido, o Palácio da Pena é rodeado por um enorme jardim de mais de 2 hectares. Vale a pena conhecer e ver como se vivia séculos atrás.

Toda a grandiosidade do Palácio da Pena

3. Monsanto

Ícone turístico da região centro de Portugal, a bela Aldeia Histórica de Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Com casas construídas no topo das montanhas e utilizando as pedras da própria montanha como parede ou telhado, a vila está quase na fronteira com a Espanha. Ela é tão antiga que a sua construção se atribuí ao Templários. Parece mesmo que a gente é personagem de um filme da Idade Média. Mas é preciso ter preparo físico, pois as subidas são íngremes.

Muita tranquilidade na vila de Monsanto

4. Monsaraz

A vila de Monsaraz, ainda hoje envolta pelas suas muralhas medievais, foi erguida sobre uma pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não haja certeza acerca de uma ocupação castreja ou mesmo romana. A única certeza é que a vila teve ocupação muçulmana. A beleza é tanta, com suas casinhas brancas, com vista para a Espanha ou para o vasto Alentejo, que parece que estamos num filme de conto de fadas.

As ruelas da pequena vila de Monsaraz

5. Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é uma grata surpresa e talvez o mais surpreendente monumento da Serra de Sintra. Situada no final do centro histórico da Vila de Sintra, foi construída entre 1904 e 1910, no final da monarquia. Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de favorito no mundo. Tamanha foi sua criatividade que a Regaleira tem um dos jardins mais conhecidos da Europa, com passagens secretas, torre invertida e muitas, mas muitas surpresas.

A fachada e parte do jardim da Quinta da Regaleira (Foto: Edson Maiero)
Role para cima