Quando pensamos em Portugal logo nos vem à mente um país pequeno, cheio de lugares especiais para se conhecer. E isso é mais do que verdadeiro, pois há muito para ser visto neste pequeno grande país, que tem uma luz espetacular por mais de 300 dias por ano e onde o inverno nem é assim tão intenso. Mas e que tal se hospedar numa pequena aldeia, pertinho de Lisboa, que foi recuperada para esse fim?
Eu tou falando da impressionante Aldeia da Mata Pequena, em Mafra e distante pouco mais de 30 km do centro da capital portuguesa. Uma vilazinha charmosa e simpática, com uma dúzia de casas centenárias recuperadas onde se vive em perfeita harmonia com a natureza, a beleza, a história e o ar puro.
A dupla de proprietários fez uma pesquisa intensa para restaurar as casas com a maior fidelidade de como elas eram no passado. De ruínas, que estavam quando a dupla se jogou de cabeça no empreendimento, a Aldeia da Mata Pequena se transformou numa volta ao passado, porém com todo o conforto e comodidade dos dias atuais.
Nos tempos áureos, habitavam a vila por volta de 70 pessoas, isso lá no século XIX. Por estar tão longe e ao mesmo tão perto de centros urbanos, a quietude e originalidade da aldeia se mantiveram ao longo dos anos. O isolamento beneficiou a aldeia, pois assim ela não sofreu influências e alterações que a descaracterizassem.
São casas para famílias, casais e amigos que aqui poderão vivenciar uma experiência diferente, única na verdade, com beleza de sobra, silêncio sem fim e tranquilidade que nos ‘puxa’ para tempos remotos. Umas férias de sonho! E o melhor é que nós, do Portugal Afora te levamos pra passear, e entre os nossos roteiros está o imponente Palácio e Convento de Mafra, pertinho da aldeia.
Que tal passar uns dias numa aldeia portuguesa? Ahhh eu nem pensava duas vezes!