Se você está à procura de lugares que inspirem ao romance, Portugal é um país pequeno que oferece cenários para todos os tipos de românticos, desde os que preferem vilas históricas até cidades construídas dentro de muralhas. As escapadinhas românticas a dois podem envolver um hotel com spa e todos os mimos que um casal apaixonado merece, mas também pode envolver aventura, natureza e cultura. É aqui que vamos nos concentrar.
A escapadela a dois envolve algum tipo de isolamento e, de preferência num local de pura beleza, para deixar o clima ainda mais propício com uma bela paisagem envolvente e um local idílico. Hoje indicamos cinco lugares para você conhecer a dois.
Marvão
A poucos quilômetros da fronteira com a Espanha, encontramos a tranquila vila de Marvão, no ponto mais alto da Serra de São Mamede. Como ela é alta, se enxergam as belas planícies alentejanas além de, ao longe, a Espanha. Como Marvão é uma cidade com muralhas, dentro delas somos apresentados a uma arquitetura típica do Alentejo, com suas casinhas brancas pintadas de azul e amarelo. Com ruas estreitas e de pedra, damos de cara com arcos góticos, janelas manuelinas, sacadas de ferro forjado embelezando as casas e outros detalhes de interesse em recantos marcados pelo granito local.
Um belo local que vale a pena conhecer e se apaixonar ainda mais.
Óbidos
A vila de Óbidos é uma das mais visitadas do país, seja pela sua beleza, seja pela proximidade com a capital. Também uma vila dentro das muralhas de um castelo e com casas brancas enfeitadas com buganvílias e madressilvas, Óbidos foi conquistada aos mouros pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1148. Envolvida por uma cintura de muralhas medievais e coroada pelo castelo mouro (atualmente uma pousada) a cidade é um dos exemplos mais perfeitos da nossa fortaleza medieval. Como nos tempos antigos, a entrada faz-se pela porta sul, de Santa Maria, embelezada com decoração de azulejos do séc. XVIII.
Com ruas tortuosas e de pedra, com casas pintadas de branco e emolduradas pelo azul e o amarelo, parece que nos transportamos para a Idade Média quando visitamos Óbidos.
Aveiro
Considerada a Veneza portuguesa, Aveiro é repleta de canais por onde passam os tradicionais barcos moliceiros, repletos de turistas apaixonados pela beleza do local. A partir do canal Central, eixo de referência da cidade, pode-se escolher dois itinerários em Aveiro: um deles na margem esquerda, onde se podem ver os belos edifícios Arte Nova refletidos no canal e o Mercado do Peixe. O outro é pela margem direita, onde vale visitar o Museu de Aveiro, no Convento de Jesus.
Nos dois circuitos propostos você poderá conhecer o labirinto dos canais, as dunas brancas junto ao mar e as extensões imensas de marinhas com as suas pirâmides de sal.
Monsaraz
Monsaraz é uma pequena povoação rodeada de campos, que descansa sobre o alto de um penhasco, com um castelo do século XIV, que oferece espectaculares vistas panorâmicas sobre a Barragem do Alqueva (o maior lago artificial da Europa) e o vale do Guadiana. A bela vila de Monsaraz, que também é contruída dentro de muralhas, tem suas casas pintadas de branco. Esta povoação foi habitada muito antes da chegada dos árabes no século VIII.
Pequena, a vila tem muitas atrações: restaurantes com comida típica do Alentejo, igrejas, lojas de artesanato e pousadas encantadoras. Além, claro, das belas ruínas do castelo que nos fazem voltar no tempo e parecer que estamos na Idade Média. Um local apaixonante e para se apaixonar.
Sintra
É considerada a vila mais romântica de Portugal e ficou por último na nossa lista. Lindíssima vila no sopé da serra do mesmo nome, as suas características únicas fizeram com que a UNESCO a classificasse como património mundial e fosse obrigada a criar uma categoria específica para o efeito – a de “paisagem cultural” – que desta forma considera tanto a riqueza natural como o património construído na vila e na serra.
Sintra tem muitos palácios e castelos e a vila tem ruas pequenas e tortuosas. Há muitos hotéis em antigos palácios e alguns deles estão localizados na bela Serra de Sintra, com estradas onde outrora passavam apenas cavalos e charretes. Elas são estreitas e quase sempre, ladeadas por muros de pedra. Sempre foi muito muito apreciada por reis e nobres, exaltada por escritores e poetas de que é exemplo incontornável Lord Byron que lhe chamou Eden glorioso.
Não sabe qual delas visitar e levar sua alma gêmea? Sim, é uma tarefa difícil, pois uma é mais linda do que a outra. Eu particularmente, não me canso de as visitar!