Cinco coisas para adorar em Lisboa

Quando visitamos uma cidade ou um país sempre há algumas coisas que nos surpreendem. Que a gente tinha ouvido falar, mas que, de alguma forma, acabaram nos conquistando, nos surpreendendo e nos fazendo querer mais. São coisas que acabamos adorando, afinal quem não gosta de uma boa surpresa?

E Lisboa, a bela e cool capital portuguesa tem muitas coisas a se ponderar, sejam elas muito positivas, sejam elas menos boas, o que é normal afinal. Abaixo eu listo cinco coisas que me surpreenderam em Lisboa e que acabei adorando. Veja se concorda.


01- Os doces
Portugal é conhecido pela sua grande variedade de doces e na sua capital não é diferente. Os doces são quase uma unanimidade, a maioria das pessoas aprecia. Os doces são uma lembrança que você vai carregar por muito tempo e colocar na caixinha “Best Of Portugal”. O bom é que Lisboa tem muitos doces e bolos que só vai encontrar aqui. A dieta vai pros ares, mas quem se importa com tantas delícias e memórias à frente?

Os deliciosos doces portugueses (foto: SpiceRoad)

02 – Os Miradouros

Impossível falar de Lisboa sem falar sobre os seus miradouros. Afinal todos sabem que a capital portuguesa é a cidade das Sete Colinas, foi erguida sobre e entre elas. Por isso, é natural a existência de miradouros. E olha, não são poucos: Lisboa tem 19 miradouros, alguns bem conhecidos e badalados, outros nem tanto. Mas o que tem em comum? Todos oferecem uma ampla e bela visão da cidade, de vários ângulos (dependendo de onde está localizado). Não é mesmo pra adorar?

Miradouro do Castelo de São Jorge

03 – Os Azulejos

Um dos representantes máximos do país, o azulejo, também é muito utilizado na arquitetura em Lisboa. São milhares de casas e prédios “forrados” com uma infinidade de cores, formatos, padrões e desenhos. É realmente impossível ficar indiferente ao azulejo de Lisboa, que confere elegância e arte nas fachadas. Por isso, todo o cuidado é pouco, com um patrimônio que pode desaparecer se não for bem cuidado. E você pode comprar os azulejos lisboetas e levar pra colocar essa peça de arte em destaque na sua casa.

Um exemplo dos azulejos lisboetas (Foto: cm-lisboa)

04 – O Fado

Fado é outra marca registrada portuguesa. Mas se quiser ouvir o verdadeiro fado, Lisboa é o lugar certo! E o lugar certo em Lisboa são os bairros de Alfama, Bairro Alto, Baixa e a zona do Castelo de São Jorge. São centenas de casas de fado. Do mais original que pode existir. Se você procurar bem vai poder encontrar um fadista famoso numa casa em Alfama, porque não? Tudo isso é fado.

Um show de fado em Lisboa (Foto: MIP Música)

05 – A Hospitalidade

Essa, na verdade, não é uma característica apenas de Lisboa, mas sim do povo português, conhecido pela sua simpatia e hospitalidade com quem vem de fora. E como a capital portuguesa é feita de gente dos quatro cantos do mundo, acaba formando uma cultura rica, cheia de diversidade e costumes diferentes. O que é bacana é que a cidade tem muita diversidade, com hábitos diferentes, mas com uma coisa em comum: a hospitalidade. É mesmo de se adorar o que Lisboa faz de melhor: receber os visitantes.

Parque Eduardo VII, zona muito turística de Lisboa


Role para cima