Estes são os 5 melhores miradouros de Lisboa

Lisboa, a bela capital portuguesa, foi erguida sobre sete colinas. A cidade se desenvolveu sobre e entre elas. Como é uma cidade de altos e baixos (geograficamente falando, claro), é natural que haja miradouros nas parte mais elevadas para a gente poder apreciar a beleza da cidade na sua totalidade. E olha, são 19 os miradouros de Lisboa. Aqui me atrevo a listar os meus cinco favoritos, sem ordem de preferência.

Miradouro Nossa Senhora do Monte

Começo por aquele que é o mais alto de todos os miradouros naturais da cidade. A vista do Miradouro Nossa Senhora do Monte é realmente de tirar o fôlego, se avistando o Terreiro do Paço, o Castelo de São Jorge, o Tejo e a Baixa da cidade. Claro que o olhar avança e avistamos muitas outras coisas, como o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril. E entre tudo isso há a cidade e muita vida. No local, existe uma capela do século XIII, dedicada à Senhora do Monte.

(Foto: Instagram Paula Soares)

Miradouro da Graça

Na mesma região do Senhora do Monte, mas um pouco mais abaixo, há o segundo miradouro desta lista. Conhecido como Miradouro da Graça, por estar localizado no bairro de mesmo nome, o famoso miradouro chama-se, na verdade, Sophia de Mello Breyner Andersen (a poetisa até tem direito a um busto no local), mas pouca gente sabe disso. No largo há uma bela igreja (que merece uma visita, com painéis de azulejos espetaculares), um café com uma vista para lá de privilegiada, árvores robustas e que oferecem uma bela sombra no verão e a bela vista da cidade de Lisboa.

(Foto: Emílio Caio Ferasso)

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Ao lado do começo do famoso Bairro Alto e no jardim de mesmo nome, junto ao ascensor da Glória, o Miradouro de São Pedro de Alcântara está no lado oposto aos dois citados acima e oferece a visão contrária: vemos Alfama, Graça, Mouraria, Rossio, o Castelo de São Jorge, mas também com a Baixa e o Tejo na mesma vista. Também há muitas árvores e um café no canto para apreciar a vista enquanto se conversa e bebe algo.

(Foto: cml)

Panorâmico de Monsanto

Monsanto é um Parque Florestal gigante em Lisboa, preservado e que está numa das partes altas da cidade. Para se ter a noção do tamanho, se leva quase 20 minutos de carro para o atravessar. Conhecido como pulmão verde de Lisboa, Monsanto esconde um dos miradouros mais surpreendentes da capital. O Panorâmico de Monsanto fica num edifício em ruínas que já foi um restaurante de luxo, bingo, discoteca e depósito. Tudo isso ao longo dos anos num prédio que foi puro luxo na passado. Até pouco tempo abandonado e inacessível, agora já se pode visitar o local, gratuito e aberto ao público.

(Foto: Emílio Caio Ferasso)

Amoreiras 360º Panoramic Views

Este miradouro é recente e também está localizado em um edifício. Desta vez é no topo de uma das torres do Amoreiras Shopping Center, com uma altitute de 174 metros, que permite termos uma visão de 360º de Lisboa. Do miradouro, conseguimos avistar quase toda a cidade, desde a zona histórica, as colinas, o castelo, o Tejo e muito mais. Este é o mais alto ponto da capital. Vale uma visita.

(Foto: Amoreiras Panoramic View)

E aí, difícil escolher não é?

Role para cima