Quem visita a capital portuguesa, Lisboa, logo avista um dos seus maiores marcos: a Ponte 25 de Abril, que liga a cidade de Lisboa ao norte com Almada ao sul. Ela fez meio século de vida em 2016 e hoje em dia, além de ser um dos cartões postais de Lisboa e também de Portugal, é utilizada por milhares de pessoas para se deslocarem, seja de carro, ônibus ou trem, que passa no lance inferior da obra. Atualmente passam pela ponte mais de 150 mil pessoas por dia.
Conheça um pouco mais sobre este símbolo de Portugal, nas sete curiosidades abaixo, afinal, a capital portuguesa é conhecida por ser a cidade das sete colinas.
1 – As obras para a construção da ponte tiveram início no ano de 1962 e a obra foi finalizada e inaugurada quatro anos depois, em 1966.
2 – No começo a ponte recebeu o nome de Ponte Salazar, em homenagem a Antônio de Oliveira Salazar, ditador que comandava Portugal na época. Mais tarde, na Revolução de 25 de Abril de 1974, a ponte foi renomeada com o nome que hoje conhecemos.
3 – O primeiro carro que atravessou a ponte foi um Austin Seven verde. Nas horas seguintes, atravessaram a ponte outros 50 mil carros.
4 – A Ponte 25 de Abril está a 70m de altura da água, e o seu ponto mais alto tem 190m! No total, mede cerca de 2,2 km. Ela é uma ponte suspensa rodoferroviária. Isto quer dizer que a ponte têm pista de rolamento para veículos automotores e ainda um tabuleiro para trem, logo abaixo, que faz a travessia do rio.
5 – Diz-se que a Golden Gate Bridge, em São Francisco (EUA) é a twin sister da nossa ponte. Em comum têm o seu aspecto: são as duas pontes suspensas, e têm uma cor vermelha muito bonita.
6 – A sua construção custou à volta de 11 milhões de euros (nada mau para a altura) e no projeto estiveram envolvidos 3 mil trabalhadores diários.
7 – Foi eleita a ponte mais bonita da Europa, em 2014, pela European Best Destination. Isso nós já sabíamos, mas é sempre bom quando os vizinhos admiram o que é nosso.
Quando vier à Lisboa, não deixe de cruzar esta ponte pra ter uma bela vista da cidade. Vale muito a pena!