Seis pontes em Portugal que são pura beleza

Portugal é um país pequeno, mas antigo e cheio de história. Cidades de maior porte e algumas vilas remotas e nos confins do país escondem verdadeiras jóias da arquitetura e que servem as comunidades há séculos. Eu estou falando das pontes. De norte a sul do país há centenas de pontes para descobrir, das mais simples e rústicas às mais modernas e elaboradas.

O critério da escolha, afinal são tantas, é o impacto que estas pontes me causaram. Claro, tem as mais famosas, mas algumas estão erguidas desde tempos remotos e são menos conhecidas. Conheça as minhas seis pontes favoritas em Portugal.

Ponte 25 de Abril – Lisboa

Uma das pontes mais conhecidas de Portugal, a ponte parece a Golden Gate, dos Estados Unidos. Ela liga a capital Lisboa à margem sul, tem pouco mais de 2,5 km de extensão e por ela passam carros e tens. Milhares de pessoas cruzam todos os dias a ponte que tem pouco mais de meio século.

A bela Ponte 25 de Abril (Foto: CML)

Ponte D. Luis I – Porto

Une as cidades nortenhas de Vila Nova de Gaia e a cidade do Porto. Erguida em 1881, a ponte foi concebida por um pupilo de Gustave Eiffel. Bastante curta, com pouco mais de 385 metros, por ela circulam carros, o metrô e é também pedonal.

A ponte D. Luis

Ponte Vasco da Gama – Lisboa

Até meados de 2018 era a maior ponte da Europa, com pouco mais de 16 km de extensão. Atravessa o rio Tejo e liga Lisboa à cidade do Montijo e é uma das opções para quem quer ir para o Sul do país, seja Setúbal, Alentejo ou Algarve.

Ponte Vasco da Gama (Foto: CML)

Ponte de São Gonçalo – Amarante

Esta é antiga: data de 1250, mas teve de ser reconstruída em 1763 por causa de uma enchente que assolou o norte do país. Localizada na cidade de Amarante, no Distrito do Porto, ela atravessa o rio Tâmega.

Ponte de São Gonçalo (Foto: Wikipedia)

Ponte da Cavada Velha – Castro Laboreiro

Esta ponte, localizada na pequena vila de Castro Laboreiro – dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, bem ao norte de Portugal e pertinho da Espanha – é mesmo antiga. É romana, data do século I e cruza o rio que dá nome à vila. Toda em granito, tem pequenas dimensões mas é robusta: são 10,5 metros de comprimento numa altura máxima de sete metros.

A ponte romana da Cavada Velha

Ponte de Trajano – Chaves

Outra ponte que cruza o rio Tâmega e no norte do país, a ponte de Chaves, como é mais conhecida, tem pouco mais de 150 metros e é antiga. Também data do século I e, portanto, romana.

A bela ponte de Trajano

Role para cima