Onde comer em Lisboa

Comer em Lisboa é fácil, com muitas opções que agradam a todo o tipo de exigências e para todo o tipo de bolsas. Portugal sempre foi um país onde é muito fácil encontrar um lugar para comer, desde a simples tasca (boteco) até ao restaurantes da moda e mais caros. Nos últimos anos a Baixa tem se modificado para acompanhar a demanda de turistas cada vez mais internacionais e que chegam dos quatro cantos do mundo e é aqui que vai encontrar mais opções. Não vou listar restaurantes em concreto, aliás não é esse o intuito deste artigo, mas antes dizer-lhe o que pode esperar quando visitar Lisboa e onde se deve dirigir.

A Baixa

O centro é naturalmente a zona mais visitada da capital e é aí que se encontram um bom número de restaurantes. Antigamente na baixa havia restaurantezinhos pequenos que serviam mini-pratos para todas as pessoas que aí trabalhavam. Antes da Expo e do Saldanha, era na Baixa que se encontravam a maior parte dos escritórios e por isso havia imensos cafés que também serviam refeições ligeiras. Eles ainda existem, mas em menor número. Mesmo assim ainda há muitos lugares onde vai poder desfrutar de uma refeição sem gastar muito e, porventura ainda mais importante, onde seja rápido para não perder muito tempo e poder aproveitar melhor a cidade. Este tipo de restaurante é ideal para o almoço. Depois, a par com este tipo de restaurantes há toda uma panóplia de lugares onde se pode comer muito bem. A maior parte estão na Baixa, Chiado e Bairro Alto.

Outras zonas

Para além da Baixa temos ainda restaurantes um pouco por toda a cidade. Uma zona que recomendo é Alvalade (metro estação Alvalade) que já fica um pouco longe do centro, mas que tem algumas opções interessantes. Também tem muita variedade na Expo (metro estação Oriente) desde o simples café até opções mais modernas que estão junto ao rio. Aqui tem a vantagem de poder passear um pouco nesta zona e se estiver calor pode ser muito bonito estar ali à beira rio a apreciar a vista. Uma zona que tem renascido nos últimos anos é a zona do Cais do Sodré. Outrora uma zona meio esquecida (apesar de ser tão central) neste momento tem muitas opções de cafés e restaurantes que pode experimentar. Mais à frente em Alcântara, nas docas (atravessar pela passagem subterrânea se for a pé), tem uma zona com restaurantes um bocadinho como na Expo. É uma zona agradável para fazer a pé e tem algumas opções de restaurantes, embora aconselhe mais para o jantar porque os preços são mais elevados. Do outro lado em Alcântara também há algumas opções, sobretudo no Lx Factory que é um espaço alternativo que pode ser interessante para explorar. Continuado em direção a Belém há algumas opções que pode experimentar e mais à frente em Algés (elétrico 15) também tem alguns restaurantes já fora do circuito turístico. Finalmente na zona das Avenidas Novas (metro Saldanha) entre Picoas e o Campo Pequeno há alguns restaurantes nas ruas transversais à Avenida da República, incluindo a área que vai do Saldanha até Arroios, chamada de Estefânia.

Mercados e Shoppings

Nos últimos anos muitos dos mercados de Lisboa foram revitalizados e neste momento têm muitas opções para comer. O mais conhecido fica no Cais do Sodré e chama-se Mercado da Ribeira. Ele ganhou um novo fôlego com a entrada do Time Out Market que ocupa metade do edifício com restaurantes da moda. É um espaço em plano aberto e tem muitas opções para comer ou tomar uma bebida. Na outra metade ainda funciona o mercado tradicional. A mesma filosofia foi aplicada a outros mercados de Lisboa, como por exemplo o de Campo de Ourique ou Algés.

E os shoppings? Não sou nem totalmente a favor, nem totalmente contra. Acho que eles têm o seu lugar e por terem um horário muito alargado em Portugal e por oferecerem muitas opções baratas são lugares muito frequentados pelos portugueses. Não espere comer muito bem ou com muitas opções regionais ou típicas, mas uma coisa é certa: são dos locais onde se come mais barato em Lisboa, têm muitas opções que não são só fast food e têm a grande vantagem de conseguir comer rapidamente caso tenha pouco tempo. Tal como os restaurantes de rua, os restaurantes de shopping também tiveram de se adaptar nos últimos tempos. Não só eles têm a concorrência dos restaurantes e cafés tradicionais de bairro, como têm a própria concorrência de outros shoppings. Normalmente há menus, normalmente prato principal, bebida e café ou alguns que também incluem a sobremesa por um preço fixo. Mesmo assim tenha atenção à escolha porque há muitas opções desde a simples sandes (sanduíche) até outras mais tradicionais. Para saber onde estão os principais shoppings em Lisboa leia o artigo sobre zonas comerciais aqui

Role para cima