Lisboa é uma cidade cosmopolita e com imensas opções que decerto vão agradar quando vier a Portugal. Se gosta de sair então Lisboa é uma das cidades europeias com mais oferta e com uma noite intensa. Se quer sair para jantar, beber um copo, visitar algum lugar ou assistir a algum festival ou concerto há sempre algo a acontecer. Aliás, muitas atividades são gratuitas pelo que se conseguir se programar e consultar a imprensa da especialidade pode valer muito a pena.
Sair em Lisboa é um verdadeiro prazer não só pela qualidade dos espaços, como pela diversidade da oferta, que faz das noites lisboetas um sucesso. Os últimos 20 anos sofreram uma evolução tremenda em termos de oferta, que vai ao encontro de todos os gostos, todas as bolsas, todos os estilos, dos mais agitados aos mais relax, de rooftops de hotéis com ambiente lounge a esplanadas da moda que abundam por toda a cidade.
Lisboa é uma cidade com muitas tribos e isso reflete-se também nas propostas que existem atualmente. Os amantes do fado, os fanáticos por música electrónica, os apaixonados por jazz, os loucos por rock, os que gostam de música brasileira, angolana ou cabo-verdiana, todos se vão sentir bem aqui.
As zonas
ara sair, o centro é o lugar por excelência se quiser se divertir. Para ir beber uns copos ou jantar, o Bairro Alto é uma ótima opção porque alia restaurantes e bares num só local. A circulação nesta parte da cidade é condicionada pelo que deve fazer tudo a pé. O Bairro Alto consegue assim ultrapassar outras zonas porque consegue ter um bocadinho de tudo: muitos restaurantes, muitos bares para todos os gostos, algumas lojas, pode ouvir fado, bossa nova ou rock. É só escolher o que mais lhe agrada. As outras zonas com bares e restaurantes são Alfama, Cais do Sodré, Alcântara e Expo. Mas em alternativa ao Bairro Alto é na zona ribeirinha, isto é, a faixa junto ao rio que vai do Cais do Sodré até Alcântara que se encontram mais bares. A zona do Príncipe Real é conhecida por ser a zona LGBT de Lisboa, embora no Bairro Alto também existam diversas opções especificamente LGBT.
Quiosques e Esplanadas
Para além de todas as opções de bares que vendem essencialmente álcool e funcionam mais no período noturno, nos últimos anos temos vindo a assistir ao aparecimento ou rejuvenescimento de pequenos quiosques um pouco por todo o centro de Lisboa. Normalmente estão instalados em locais com vista panorâmica e também funcionam à noite. A grande vantagem destes quiosques é que é possível sentar tranquilamente na esplanada num ambiente ao ar livre. A maior parte dos miradouros tem um destes quiosques e ao longo da Avenida da Liberdade também. Para além destas esplanadas há ainda várias opções em muitos hotéis de Lisboa – os populares roof-tops. Aqui, apesar de praticarem preços um pouco mais elevados,o ambiente lounge e descontraído, mas sobretudo, a vista fantástica que oferecem vale muito a pena a experiência.
Tudo o resto
Para além dos tradicionais locais noturnos, quer seja para beber um copo, dançar ou estar à conversa entre amigos, Lisboa ainda oferece inúmeras opções que ficam difíceis de listar dada a oferta que tem. Pode assisir a um concerto no Altice Arena ou no Coliseu, optar por propostas mais intimistas no Centro Cultural de Belém (mais conhecido por CCB) que tem uma oferta alargada ou, se vier nos meses de verão, assistir a um concerto num dos festivais que decorrem aqui – Rock in Rio Lisboa e Nos Alive são os mais conhecidos, mas também há propostas de jazz com o EDP Cool Jazz ou mais alternativas como o Super Bock em Stock.