Conheça os elevadores e ascensores de Lisboa

Lisboa, capital portuguesa é famosa pelas suas colinas. Sete, na verdade. Além da beleza, afinal a cidade foi erguida sobre e entre elas, há de se ter disposição para subir em alguns lugares. Pensando em melhorar o deslocamento dos cidadãos, foram construídos entre o final do século XIX e início do XX elevadores e ascensores na cidade.

Por isso e há mais de cem anos, foram construídos elevadores e ascensores que levam a população aos pontos mais altos. Claro que levam também em sentido contrário, para as partes baixas. Quer saber quais são eles e se aventurar nas suas andanças e descobertas por Lisboa?

Elevador de Santa Justa

O mais conhecido da capital portuguesa, foi inaugurado no dia 10 de junho de 1902 e liga a Rua do Ouro (na Baixa), ao Largo do Carmo, na parte alta. Construído para evitar uma grande volta para se deslocar entre a parte alta e baixa do centro, o elevador tem 45 metros de altura, é um trabalho do engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard, discípulo de Gustave Eiffel.

No  alto desta torre neogótica, construída em ferro fundido e decorada com elementos em filigrana, há um miradouro que nos propicia vistas impressionantes da capital. Mas prepare-se para longas filas para utilizar o elevador.

Parte do imponente Elevador de Santa Justa

Ascensor da Bica

Inaugurado no dia 28 de junho de 1892, quando funcionava a vapor, é um dos favoritos dos fotógrafos e turistas que visitam Lisboa. Certamente você vai fazer uma bela foto, pois a Rua da Bica de Duarte Belo, onde está o ascensor, é mesmo muito íngreme. Conseguimos notar na rua, as casas coladas aos trilhos, que fazem o passeio ainda melhor. Isso sem falar na bela vista que temos do Rio Tejo ao fundo.

O Tejo ao fundo e os ascensores se cruzando (Foto: CML)

Ascensor da Glória

Se deslocar da parte baixa, na Praça dos Restauradores, até o Bairro Alto, no Miradouro de São Pedro de Alcântara, com o ascensor é muito mais fácil. Afinal dar a volta ou subir a Calçada da Glória ao longo dos seus 275 metros íngremes não é uma tarefa fácil e, por isso, a melhor opção é apanhar o ascensor, inaugurado em 1885. No começo era movido por contrapeso de água. Logo depois foi o vapor que o movimentou e desde o longínquo 1915 ele é elétrico.

O meio do caminho da Calçada da Glória (Foto: TrekEarth)

Ascensor do Lavra

E para o final deixo o mais desconhecido de todos os ascensores e também o mais antigo, o primeiro inaugurado. Foi no dia 18 de abril de 1884 que Lisboa ganhou o seu primeiro ascensor, para facilitar a vida dos cidadão e ligar o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana ao Jardim do Campo de Santana e o do Torel. O trajeto é feito pela Calçada do Lavra, assim como as outras, bastante íngreme.

O ascensor do Lavra subindo (Foto: Branco Almeida)

Todos os restantes ascensores e elevadores da época têm assinatura de Raoul Mesnier de Ponsard. E todos eles aceitam os cartões de transporte. Afinal o são meios de transporte, pois muitos moradores da cidade ainda os utilizam para se deslocar pela capital sem ter de dar voltas muito grandes. A diferença é que agora disputam vagas com os turistas.

Quer uma dica? Conheça todos. Vai gostar do passeio e das belas vistas que você vai ter!

Role para cima