CINCO lugares em Portugal para quem gosta de frio

Portugal é um país conhecido pela sua luz espetacular, pelos seus quase 300 dias de sol por ano, pelas belas praias e pelo calor. Mas aqui também faz frio e ele pode ser intenso. E o inverno está mostrando sua cara em todo hemisfério norte e também, claro, em Portugal. Por isso, se agasalhe e arrume a mala para conhecer CINCO lugares que ficam ainda mais belos quando está frio.

Serra da Estrela

Nesta cadeia de montanhas no meio do país, no Distrito da Guarda, há neve durante todo o inverno. Para a apreciar, basta subir a Serra da Estrela, que tem quase dois mil metros de altura e aproveitar assim as belas vistas que se tem de lá, de localidades como Loriga, Poço do Inferno e Covão da Ametade. Mas não é só isso: para quem gosta de esportes de inverno, o local é um prato cheio, afinal em Manteigas há uma estação de esqui.

A Serra da Estrela num dia de sol no inverno

Monsanto

Ainda no mesmo Distrito, o da Guarda, fica Monsanto, uma aldeia pitoresca, com casas de granito e telhados de uma só telha. No topo de montanhas mais baixas, foi erguida a vila repleta de casas feitas nas rochas, com portais manuelinos, miradouros, penedos e igrejas repletas de história. Quando chegar ao topo, vai encontrar as ruínas de um Castelo de onde se avista, ao longe, a vizinha Espanha! Uma visita que vale muito a pena, durante o ano inteiro.

Não parece, mas é frio em Monsanto (Foto: @wonder.sofia)

Marvão

Agora saindo do norte do país e cruzando o Rio Tejo, o destino é essa pequena e bela vila localizada no Alentejo. Marvão foi erguida no topo de uma montanha, a mais ou menos 850 metros de altura e está situada na Serra de São Mamede, no Distrito de Portalegre. A cidade é toda murada e se consegue dormir em uma das hospedarias da vila, além de se desfrutar da boa gastronomia alentejana. De dentro da vila, se tem algumas das vistas mais bonitas que já vi.

A vila de Marvão coberta de neve (Foto: CMM)

Gerês

Quem gosta de natureza, quase intocada, não pode deixar de conhecer a beleza em estado puro da Serra do Gerês, um local imenso e que os verdadeiros fãs de caminhadas e contato com a natureza fazem a festa. Conheça um dos mais antigos santuários de Portugal e aproveite para visitar as casas de granito da aldeia de Brufe. No concelho de Montalegre poderá ainda observar a paisagem pitoresca formada por diversas casas de pedra e campos verdejantes, na aldeia de Pitões da Júnias.

A amplitude de Gerês no inverno (Foto: Mário Bergantiños)

Bragança

Considerada uma das cidades mais frias de Portugal e pertinho da Espanha, Bragança tem paisagens de inverno de tirar o fôlego. A neve marca presença todos os anos e o inverno registra temperaturas abaixo de zero. Há muito o que se ver nesta zona conhecida como Trás-os-Montes e a gastronomia é algo que ficará na sua memória por muitos invernos. Não se pode ir a Bragança e não visitar as muralhas do castelo e as igrejas do centro da cidade.

Parece cenário de filme, mas é Bragança (Foto: @pauloglucio)
Role para cima