CINCO castelos fantásticos no Alentejo, sul de Portugal

Você é daqueles que quando visita um país gosta de conhecer a sua história e o seu passado? Uma das formas de se revisitar tempos distantes é através da arquitetura e, através dela, se destacam os castelos. Dito isso, você sabia que Portugal é um dos países da Europa com mais castelos? É verdade e são muitos hein, eles contabilizam quase 500, alguns mais bem conservados do que outros. Os castelos desempenharam um papel crucial na história portuguesa e serviram como defesa contra os ataques dos mouros e dos espanhóis.

Para facilitar a sua escolha quando visitar Portugal vou indicar alguns castelos localizados na bela zona do Alentejo, no sul da país! Ao longo dos séculos foram sendo construídos castelos e outras fortificações um pouco por toda esta região do país, à medida que Portugal conquistava território para sul. A raia (fronteira entre Portugal e Espanha) tinha que ser defendida muitas vezes por um número de soldados bem inferior ao do país vizinho.

Mas o tempo é implacável e mostra sempre a sua ação. E com os castelos do Alentejo ele não agiu de forma diferente, eles são atualmente apenas vestígios do que foram no passado e da importância que tiveram para Portugal. Já não cumprem a sua função defensiva mas servem, sobretudo, como atrações turísticas. Alguns estão em avançado estado de degradação enquanto outros continuam imponentes e bem cuidados.

Conheça cinco dos que estão bem cuidados e você pode visitar no Alentejo!

1. Castelo de Monsaraz

O Castelo de Monsaraz é um dos principais pontos turísticos da aldeia mais conhecida do Alentejo. No topo de uma colina, a fortaleza foi construída no séc. XIV por ordem de D. Dinis e é classificada como monumento nacional e está a 187 km da capital, Lisboa.

Uma das ruelas de dentro das muralhas do Castelo

Do topo das muralhas a gente consegue ter uma vista em 360º de toda a região e vemos, desde a pequena cidade de Reguengos de Monsaraz, ao longe, até ao incrível espelho de água da Barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

Uma das quatro portas do Castelo de Monsaraz

Andar por dentro das muralhas é um passeio que vale a pena e tomar um café apreciando esta vista é daquelas coisas que não tem preço. E melhor ainda é passar a noite em um dos centenários alojamentos locais e tomar seu café da manhã apreciando as belezas alentejanas! Foi um dos finalistas das Sete Maravilhas de Portugal.

2. Castelo de Marvão

Um dos mais distantes de Lisboa, o belo Castelo de Marvão está a 233 km da capital, mas além do caminho até chegar lá ser de uma beleza fora do comum, quando a gente chega à Marvão ficamos sem palavras. Localizado dentro de um parque natural, o Castelo de Marvão surge no ponto mais alto da Serra de São Mamede, mostrando as suas muralhas e deixando antever algumas das construções que encarcera dentro delas.

As belas casas brancas dentro do Castelo

Em estilo Gótico, o castelo foi conquistada dos mouros por D. Dinis no séc. XIII, o mesmo período da sua edificação. Envolto por montanhas escarpadas, o Castelo de Marvão oferece vistas únicas sobre o território. Andar pelas ruelas do castelo, apreciar seus belos jardins e avistar as belas paisagens ao longe valem para ver o tempo passar mais devagar.

A muralha que até os dias de hoje protege o castelo de Marvão

E já que está por aqui, aproveite para visitar as ruínas de Ammaia (a pouco mais de 7 km de Marvão), um dos mais importantes vestígios da época romana em terras alentejanas. O Castelo de Marvão foi bastante importante nos conflitos entre os portugueses e os espanhóis e está bastante bem preservado. Dele avistamos a Espanha, logo ali ao lado a 4 km de distância.

3. Castelo de Beja

Beja é a capital do Distrito de mesmo nome e tem um castelo medieval impressionante no centro da cidade. A imponente e bem conservada edificação (neste caso as muralhas) remonta do Séc II a.C. e o restante foi construído em finais do século XIII sobre as antigas fundações romanas, por ordens do rei D. Dinis.

A imponente Torre da Menagem e uma das entradas do Castelo de Beja

Uma mescla de estilos, encontramos no Castelo de Beja referências ao romântico, gótico, manuelino, medieval e maneirista tudo isso para dar a forma ao edifício erguido em formato pentagonal, flanqueado por seis torres, entre elas a torre de menagem, considerada uma das torres de menagem mais belas de todo país.

Uma das portas do castelo, que remonta aos romanos

A partir do alto desta impressionante torre de 42 metros de altura podemos desfrutar de vistas magníficas sobre a cidade e sobre os imensos planaltos alentejanos. O caminho até Beja é lindo, com muitos oliveirais e também sobreiros (árvore que nos fornece a cortiça através da sua casca). São 177 km de distância de Lisboa e muitos deles oferecem um cenário de cinema.

4. Castelo de Elvas

Elvas foi uma das primeiras linhas de defesa nacionais desde a Idade Média até ao séc. XVIII, em especial durante a Guerra da Restauração, dada a sua proximidade à vizinha Espanha e isso vê-se no seu espólio cultural. O Castelo de Elvas faz parte do conjunto “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações” — classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO e é um dos melhores exemplares da arquitetura militar em Portugal.

Parte da muralha e uma das torres do Castelo de Elvas

O castelo começou a ser construído no ano de 1229 sobre ruínas romanas datadas do Séc. II a.C., embora suas muralhas datem do ano de 714. Trata-se de uma construção grande e imponente: são 22 torres, onze portas e barbacã e muralhas triplas. E justamente por ter esta composição de muralhas, os soberanos determinaram a sua importância na defesa da fronteira com a Espanha.

A imponência do Aqueduto da Amoreira

Vale a pena se hospedar em Elvas e conhecer a deliciosa culinária alentejana e passar algumas horas no imponente castelo (não se pode hospedar nele). E já que falamos em Patrimônio da Humanidade, não deixe de ver o Aqueduto da Amoreira, uma peça notável de arquitetura civil e um dos maiores aquedutos de Portugal.

5. Castelo de Mértola

Da lista dos cinco castelo do Alentejo, o Castelo de Mértola é o mais afastado: fica a 240 km da capital e junto da fronteira com a Espanha. A edificação foi erguida em um lugar estratégico, junto ao rio Guadiana, no ano de 440 d.C. Terra de conquistas e reconquistas, o castelo foi utilizado para defesa das fronteiras com a Espanha e as primeiras referências atestam a existência de uma fortificação neste local, na altura em que Mértola era designada como Myrtilis Julia.

Deste lado, protegida pelas muralhas do castelo, Mértola. Do outro lado do rio, Espanha

Informações sobre a sua reedificação datam do período do reinado de D. Dinis (1279-1325), iniciando-se nesta altura a reconstrução da muralha da vila, obras continuadas pelos seus sucessores. No começo do século XX a vila de Mértola e seu castelo foram considerados Monumento Nacional e uma grande obra de restauro foi realizada.

Um dos pórticos, a torre e a cidade dentro das muralhas do castelo

Pelas influências romanas, visóticas e muçulmanas, Mértola é considerada uma vila museu a céu aberto e detêm uma das maiores coleções de arquitetura, arte, esculturas e azulejos islâmicos de Portugal!

Assim fica mais fácil escolher quais castelos visitar em Portugal. São quase 500 ao todo, muitos estão mais perto das grandes cidades, mas esses mais distantes conservam a essência do português e de Portugal. Vale a pena os visitar! Eu garanto que vai gostar!

Role para cima