Cinco aldeias espetaculares em Portugal

Portugal é um país antigo, pequeno, mas repleto de aldeias históricas, consideradas por muitos especialistas como algumas das mais bonitas da Europa. O que faz delas tão especiais são a sua cultura (os povos são diferentes em cada lugar que visitamos não é mesmo?), sua arquitetura, seu charme e sua essência, mantida através dos séculos. Quando visitamos uma dessas aldeias, somos “convidados” a nos transportar para o passado.

Quando visitar Portugal, não se concentre apenas nas grande cidades. Reserve um tempo para conhecer essas aldeias que você encontra só aqui. Vale mesmo muito a pena investir o seu tempo em as conhecer. Abaixo listo cinco delas (estão em ordem completamente aleatória e não de preferência) que sugiro que você conheça. Preparado?

1- Monsanto

Começo falando da primeira aldeia que conheci quando me mudei pra cá, em 2013. Falo de Monsanto, na zona da Beira Baixa, quase na fronteira com a Espanha e distante 275 km de Lisboa. Esta pequena vila fortificada foi nomeada como a “aldeia mais portuguesa em Portugal ” em 1938.

As casas e ruas de Monsanto estão bem fechadas e esculpidas a partir das falésias rochosas e pedras de granito que rodeiam a própria cidade, que conta atualmente com pouco mais de 800 habitantes. Além de circular pela aldeia, uma parada obrigatória é subir um pouco a montanha e visitar o Castelo de Monsanto, onde podemos apreciar uma vista de nos deixar sorrindo de felicidade.

Vista de Monsanto

2 – Nazaré

Até pouco tempo atrás, a vila de Nazaré  (essa bem maior que as vilas citadas neste artigo, com quase 15 mil habitantes) era um reduto de pescadores. Impossível não apreciar as mulheres com sete saias na praia, com os tabuleiros de peixes secos ao sol. Já os homens costumam usar suspensórios. Até mesmo os barcos de pesca querem entrar no estilo extrovertido, com desenhos de cores brilhantes e olhos de inspiração fenícia pintados nos vasos. O centro da vila é antigo e cheio de experiências a serem vividas.

Mas agora, além da vila de pescadores, Nazaré é conhecida como a praia com as maiores ondas do planeta, superiores aos 30 metros e, por isso, agora é um sucesso no universo do surf.

As tradicionais mulheres, suas saias e seus peixes secos ao sol

3 – Óbidos

Óbidos foi considerada uma das aldeias mais românticas da Europa por causa das suas casas coloridas, cheias de flores, passagens góticas, ruas de paralelepípedos e igrejas caiadas de branco que rodeiam o seu castelo do século XII. Deste artigo, esta é a vila mais próxima da capital, distante apenas 84 km. Com pouco mais de 2.200 moradores (Dentro do Castelo são menos de 800), Óbidos é uma grata surpresa.

Dentro de uma igreja, há, na verdade, uma livraria. Cafés e restaurantes são uma constante. Lojinhas de lembranças também. Ahhh e é de Óbidos uma das bebidas de Portugal: a Ginginha de Óbidos. Se visitar em julho, não se esqueça da Feira Medieval, com muita música medieval, cavaleiros arrojados e apresentações históricas de teatro para poder viajar no tempo e se sentir na Idade Média.

Uma bela esquina em Óbidos

4 – Marvão

Marvão é outra aldeia medieval no topo de uma montanha, a uma altitude de 860 metros, que considera o seu charme intocado como a sua maior atração. Quase na fronteira com a Espanha, a vila teve função de defesa.

Marvão é uma aldeiazinha com pouco mais de 500 habitantes, na região do Alto Alentejo, distante 235 km da capital. Os moradores ainda conservam suas estruturas encantadoras, casas e igrejas que levam a um magnífico castelo do século XIII.

Marvão e sua harmonia e beleza

5 – Monsaraz

Monsaraz é uma vila situada na zona do Alentejo e fica a 189 km da capital. Só o trajeto para chegar até a aldeia já vale a viagem, pois as paisagens do Alentejo são pura beleza, com infinitas plantações de oliveira (os melhores azeites de oliva são produzidos aqui), e não só, pois as oliveiras dividem espaço com as corticeiras. Monsaraz tem pouco mais de 700 habitantes.

Essa vila, que é na verdade uma aldeiazinha dentro de um castelo mantém a sua atmosfera histórica e medieval. Casas pintadas de branco, que foram erguidas entre os séculos XVI e XVII , estão espalhadas por toda a aldeia. Nela há uma igrejinha bucólica e bastante bonita. Por estar elevada, a vila oferece uma bela vista do rio Alqueva e das vastas planícies de olivais.

A rua principal da Vila de Monsaraz


Role para cima