Quando chegamos ao ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, avistamos uma formação rochosa espetacular e nos perguntamos que lugar é esse? Eu respondo: é a Praia da Ursa. E justamente os rochedos é que dão nome à praia mais secreta e escondida da região de Lisboa, cuja forma é bastante semelhante à de um urso. Chegar até ela é uma tarefa árdua, descendo penhascos com mais de 140 metros de altura no meio da vegetação, das rochas e das pedras!
Esse é o motivo que mais atrai as pessoas, a sua dificuldade de acesso que a torna quase inexplorada (ainda bem) e faz com que a Praia da Ursa seja diferente de todas as outras praias portuguesas, e o que, ao mesmo tempo, atrai e magnetiza turistas vindos dos quatro cantos do mundo que aqui tiram fotos (além de de refrescarem quando a temperatura da água o permite).
Localizada no caminho ao Cabo da Roca, em Sintra, mais precisamente no parque natural Sintra-Cascais, a Praia da Ursa é quase selvagem, inóspita, com pouca gente e de difícil acesso. É uma praia que não é para todos. E é isso que a torna tão especial.
Não há qualquer infra estrutura na Praia da Ursa, é a natureza no seu estado mais bruto. Se quiser se aventurar e passar um dia na praia (investindo aí uns 30 minutos para descer a montanha e mais o mesmo tempo para retornar), não pode esquecer de levar água, comida e o que ache que vai precisar, pois lá não há nada que facilite a sua estadia. Só pra se ter uma ideia do grau de dificuldade, a gente tem de passar por uma estrada de terra batida, seguida de um caminho bastante sinuoso e íngreme que acaba justamente na beira da bela praia. Mas atenção, não se confunda nos acessos! Alguns são mais fáceis do que outros e acaba por ser muito comum ver pessoas a escolherem, erradamente, os caminhos mais difíceis para chegar a esta praia.
Beleza reconhecida
Apesar do percurso perigoso e do esforço necessário para o fazer, é uma unanimidade que todos que o fazem afirmam que compensa pela beleza que a gente encontra quando chega à praia. E afirmo que vale sim muito a pena pois a Ursa nos reserva cenários espetaculares e imaculados como os que as fotos deste artigo mostram. A beleza da Praia da Ursa é reconhecida internacionalmente por diversas publicações até mesmo o famoso Guia Michelin, que a considerou como uma das praias mais bonitas do mundo. Certamente eu concordo com a publicação!