O Sotavento é a parte mais oriental do Algarve e, possivelmente, um pouco menos conhecida que o Barlavento algarvio. Fazem parte as cidades de Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.
Vamos então começar no concelho de Loulé, mais precisamente por Vilamoura que é uma das cidades costeiras mais populares do Algarve. Esta cidade, curiosamente, não tem uma extensão grande de praia acessível porque está encaixada entre a Ribeira de Quarteira que vem de noroeste, uma marina – que é o ponto alto de Vilamoura – e a praia propriamente dita que é pequena e fica adjacente a outra marina, já em Quarteira.
A cidade de Quarteira é colada em Vilamoura mas é um mundo à parte: bastante mais residencial, com muitos prédios e totalmente urbana. A Avenida Infante Sagres é interessante para passear e a cidade tem uma frente de mar extensa, mas é um núcleo residencial e não chega a ser um resort propriamente dito, embora haja muitos hotéis na cidade. Mas tem mais um “sabor” de cidade, que propriamente uma cidade de praia.
Os Campos de Golfe
O próximo trecho é sinónimo de luxo e exclusividade: Vale do Lobo e Quinta do Lago. É aqui que encontramos algumas das propriedades mais exclusivas do Algarve, alguns dos hotéis mais luxuosos e muitos campos de golfe por entre uma vegetação rica e abundante.
Enquanto a praia de Vale do Lobo é perto das urbanizações e de fácil acesso, quanto mais continuamos para este, ou seja, em direção à Quinta do Lago, mais difícil fica porque o acesso à praia é feito através de uma ponte sobre a Ria Formosa.
Estamos às portas da capital algarvia, mas a Quinta do Lago é um mundo totalmente à parte. Um imenso complexo cheio de campos de golfe, hotéis de 5 estrelas e propriedades de luxo. A Praia do Ancão e a Praia da Quinta do Lago são as duas praias mais conhecidas desta zona, mas na verdade se continuarmos por esta extensa praia chegamos à Praia de Faro, uma língua de areia que fica encaixada entre a Ria e o mar, cujo acesso é feito através de uma ponte de sentido único e estreito entre o fim do aeroporto de Faro e a praia. No Verão pode ser bastante caótico, mas a beleza da praia compensa o esforço se planear fica por lá o dia inteiro.
O Parque Natural da Ria Formosa
A Ria Formosa é uma reserva natural que vai da Praia de Faro até Cacela Velha e tem uma extensão de cerca de 60km. Ela foi criada em 1987 com a intenção de proteger o ecossistema desta zona e é composta por muitos canais, ilhéus, salinas e charcos e está protegida porque existem ao longo da sua extensão dunas de areia que formam ilhas que a protegem das ondas do mar aberto. As águas da Ria Formosa são ricas em bivalves, como por exemplo amêijoa, berbigão ou ostras e toda a zona como é protegida atrai muitas espécies de aves, mas também cobras, sapos e camaleões.
Vista de cima, mesmo em frente a Faro, a Ria Formosa tem um aspeto acastanhado e pantanoso, quase hostil, mas este emaranhado de canais e ilhas mostra-se um verdadeiro espetáculo a quem chega e parte de avião do aeroporto de Faro.
E no próximo artigo vou continuar a falar sobre o sotavento algarvio, desta vez entre Faro e Vila Real de Santo António, uma zona mais calma do Algarve e que deve conhecer quando visitar Portugal!