Quando pensamos no Arquipélago dos Açores, imediatamente associamos a natureza, a cenários exuberantes, com diversidade de bioma. As nove ilhas que formam esse belo cenário natural nos proporcionam paisagens que parecem ter saído das telas de cinema, de filmes de ficção científica ou mesmo pinturas expressionistas.
É difícil escolher, mas vou listar abaixo os cinco lugares que você deve conhecer quando for aos Açores:
Sete Cidades: um dos locais mais impressionantes dos Açores, os lagos Sete Cidades estão localizados na Ilha de São Miguel. Aqui estão dois lagos, um verde e um azul, que ocupam uma cratera vulcânica com cerca de 12 km de diâmetro. Para se aproveitar a experiência ao máximo, a dica é visitar um de seus mirantes, que vão proporcionar uma vista como a da foto. São três os mais famosos: o Cerrado das Freiras, a Vista do Rei e a Gruta do Inferno.
Serra do Cume: subindo ao topo desta serra, localizada na Ilha Terceira, nós imediatamente reconhecemos aquela que é uma paisagem mundialmente famosa dos Açores: a “Colcha de Retalhos”, um conjunto de campos que visto de cima parece uma grande colcha de retalhos.
Cascata do Poço do Bacalhau: esta imponente cascata, com 90 metros de queda d’água, está localizada na Ilha das Flores. Com um entorno espetacular, com as casas típicas de pedra e muralhas baixinhas e extensas, é difícil resistir e não dar um mergulho (no verão, claro).
Lagoa do Caldeirão: este lugar espetacular está localizado na Ilha do Corvo e é resultado do enchimento da cratera de um vulcão, responsável pelo surgimento da ilha. Para se ter uma visão completa da lagoa, a dica é caminhar ao seu redor. São pouco mais de cinco quilômetros e o percurso todo leva por volta de três horas. Mas caminhar com essa beleza natural, esse ar puro e o silêncio fazem muito bem, não é mesmo?
Monte Pico: por último, o ponto mais alto de Portugal: são 2.531 metros de altitude, localizado na Ilha do Pico. Do seu topo você pode ver as ilhas Graciosa, São Jorge, Faial e Terceira. Para atingir o pico é preciso algum preparo, é muito íngreme e pode levar até três horas. Mas a vista vale a pena.
Claro que há muito, mas muito mais para ser visto neste lugar privilegiado chamado Açores. São muitas belezas naturais, conjugadas com um povo simpático e receptivo e cidades e vilas pitorescas.
Os Açores foram reconhecidos como um dos ‘Destinos da Europa’ com paisagens mais bonitas, pela European Best Destinations, uma associação que promove os melhores destinos na europa em várias categorias.